sábado, setembro 05, 2020

SÓ ME RESTA UM DIA


Mais uma dia, se se só tivesse mais um dia? Faria planos para um dia sem planos? Que faria com mais um dia? Não sei, começando agora, de repente, não sei. Se bêbado, iria me embriagar mais ainda. Se romântico, amor mais que tudo. Se sexo: duas ou mais, não sei. Eu me permitiria qualquer coisa e qualquer sonho? Mais um dia, se eu tivesse? Uma pergunta profana merece uma profana resposta. Nada além disso, nada mais que um dia, para acabar com os pecados, e arrumar mais pecados. Quem disse que há pecado? Começaria agora e não sei mais quantas coisas eu não faria. A pergunta deixa qualquer um confuso: arrumaria as malas para lugar nenhum? Um dia para chegar em qual lugar? Um dia me resta, não tenho planos, e a pergunta deixaria o dia menos dia: um homem que sabe lidar com seus segundos, transformando-os em minutos, terá a eternidade.
Um dia e a pergunta para o iniciático merece despertar: não devo mais pensar nas coisas que eu faria com o resto dos meus dias, mas as coisas que eu fiz. A versão é clara na aversão dos valores profanos. Um dia não posso mais fazer nada daquilo que eu desejo, pois os meus desejos não cabem nesse mundo. Mas há em mim aquilo que eu fiz durante toda minha vida. Um passo para trás e tenho todo o tempo do mundo, até o ventre, onde eu não sabia muito de mim. Mas o tempo todo da minha existência eu não era outra coisas senão aquilo que eu desejava: certo ou errado, consciente ou não. Aquilo que existe de mim no passado é a coisa mais importante para eu relembrar nesse pouco dia, antes do final de tudo.
Fiz exatamente aquilo que eu queria? Não fiz por algum motivo, decerto, Não fui feliz? Ou achava não ter sido nunca feliz? E se eu era feliz, o quê me fez pensar que não? Se eu tenho um dia agora, não farei absolutamente nada, mas pensarei no passado das glórias. Temos muito medo desse passado, tememos muitas vezes mais que o nosso futuro. E se, o resto do dia, se me resta um dia; e se a sobra do tempo do passado, que também já não me pertence, qual a diferença se hoje, em hipótese alguma, só me sobresse um dia?

25.6.19

Nenhum comentário: