sábado, setembro 05, 2020

A ORIGEM DAS MUDANÇAS

 

Não sei se consigo voltar a ser aquilo que conheciam de mim. Não importa se melhor ou pior que conhecem hoje ou desconhecem. Só sei que não há retorno. Algumas coisas são infinitamente superiores, ainda que possam causar alguma dor, alguma solidão e principalmente o distanciamento. Não sei o quanto gostavam daquele sujeito. Ou o quanto gostavam dele por ele não ser quem era. Só o fato de agora a verdade estar mais clara, os objetivos mais livres e o horizonte mais interessante, é por isso que eu não posso mais voltar, olhar para trás e pensar com sofrimento tantas pessoas que deixei no passado. Não dá mais para voltar. É irrecusável a proposta que tenho agora nas mãos e ela parece ser tão óbvia que não sei como não consegui enxergá-la antes.
Não é uma situação nítida, que surgiu de repente, ela foi se construindo aos poucos. Uma palavra aqui, uma música acolá. Um livro - como os livros certos foram importantes - Um conto e um filme. Por anos parei no tempo, agradando aquilo que vocês agradavam. Mas o tempo foi tão desperdiçado, os olhos ficaram tão cansados e as noites mal dormidas. Vocês não tem culpa, eu me sinto mais culpado por deixar a decisão com vocês. Quem sabe se tivesse me dado ouvido antes? Quem sabe as musas certas, os sonhos concretos e os ideais mais verdadeiros tivessem feito de mim aquilo que pretendo ser hoje. Deixei de lado a correção de mim mesmo para me importar com a reprimenda que queriam de mim. O remédio foi amargo, mas ele é certeiro: a dor. Tivesse doído antes, tivesse me movido antes; tivesse visto todos vocês assim como são antes. São parte de mim, compreendo, mas são também aqueles que me aterram nessa linha sem horizonte, nesse traçado sem amor.
Ora, não importa. Não ligam mais pela minha ausência e requer um pouco de prática com minha presença. Se suportam, desistam. Uma hora a vontade passa, e o amor virará ódio. Não quero que me abandonem, mas será a infelicidade menor. Ante a cólera, prefiro o desprezo. Só sei que não tenho como voltar e ser aquilo que era antes,. Não tem mais jeito, é grandioso. Não posso também desconsiderar que a mudança que nasce me fará um sujeito melhor. Que nascerei de novo em cada segundo, pois o segundo que vale em ações mais que minutos desperdiçados é eternidade. Desculpem não mais acompanhá-los, mas eu não posso mais ficar ai onde vocês estão. Eu não posso mais dar esse passo, onde abismo e hipocrisia podem estar tão próximos. Um passo para frente, um passo para frente é aquele que estou dando em direção ao desconhecido contentamento virtuoso.
Ainda com passos lentos e em muitas ocasiões bem difíceis.


20.05.19

Nenhum comentário: