sábado, setembro 05, 2020

Ontem e hoje: faça-o


Ontem e hoje. Todos os dias do ano que já chega ao fim. Fragmento das memórias que prefiro deixar para o passado. Esquecer os dias que não quero mais. Para mim o ano foi pesado. Um peso de coisa que enrosca no fundo do oceano, de lama que gruda na pele e de tropeçar na sujeira espalhada pelas ruas. Um ano pesado em que lembranças ruins foram mais ruins, lembranças boas foram mais saudades; momentos em silêncio e reflexão foram de nostalgia. É um pouco egoísta tudo que estou dizendo, mas é algo que cada um carrega um pouquinho em si; como se a coletividade da vida desse maior sobrevida a toda nossa insatisfação. Toda essa tristeza que andamos enfrentando, estamos de algum modo enfrentando juntos.
E se ontem o texto foi de esperança, hoje ele é de agonia. Mas amanhã, amanhã é outro dia.
Ontem eu vi gente alegre, hoje estão todos tristes. O time que é campeão que não é o meu, mas todos estavam vivos. De repente eu me vi tão impotente em não saber compartilhar a alegria daqueles que eu quero bem (Naquela hora a rivalidade era compreensível). A sua vitória não é a minha vitória, mas como é bom fazer piada e chorar e sorrir e tomar umas e outras e soltar rojão por coisa tão sem importância como é ser campeão de futebol. Sim, pois ser campeão é importante; mas estar vivo é muito mais. Então, no ano que para mim teve alguns lampejos de alegria, por motivos egoístas que deixarei em segredo; a notícia de um desastre, e mais um desastre que acontece no mundo; traz novamente uma reflexão: ganhar, perder, número de títulos; gols e o ídolo é tão importante; mas não é mais importante que ter amigos; que saber tolerar o adversário em sua vitória; curtir também a vitória do outro.
E se ontem o time que eu torcia não era vitorioso, hoje é o time que não torço que me faz pensar em como ganhar a vida...
Ontem e hoje, amanhã é outro dia. O mundo acabando e o peso do ano onde aconteceram tantas coisas lastimáveis. Um ano nebuloso, onde o futuro parece tão distante quanto ilegível. Mas o ontem e o hoje, o ano; não estão determinados em nenhum lugar da alma. O agora que é hora da mudança, de deixar de lado a monotonia da vida e ser feliz com todas as possibilidades possíveis. O ano que não começa daqui alguns dias, mas começa exatamente quando decidimos ganhar o jogo, jogando com nossas regras e nossas atitudes.
E se ontem não foi bom, um dia tenho certeza que será.


29.11.16

Nenhum comentário: