sábado, setembro 05, 2020

CORINGA: O seu potencial humano

 

)Spoiler(
Todo mundo é médico e louco, aos poucos. Mas assassino também? Dizem que somos também homicidas em potencial. Não me surpreende, de repente, achar que o mundo vai começar a socializar a ideia de não julgar a vontade de matar um qualquer, qualquer dia. Mas, a ideia ainda não é o ideal, e espero que não cheguemos ao ponto que nosso querido vilão Arthur Fleck. Quer dizer, ele não é um vilão, mas se tornará um. Filme fantástico de um ator fantástico: é impossível ignorar a transformação do personagem em algo assustadoramente imprevisível.
A história começa com Arthur descobrindo tudo que existe de horrível para sua existência. De um jogo fracassado na aparência rude de alguém que sofre de transtornos à tentativa de se humanizar envolto à qualquer tipo de criança. O coração puro, ainda é um coração doente. Arthur cresce sabendo quem não é, e pior ainda, sonha em ser alguém que não pode ser: um grande comediante. Tem seu herói televisivo, tem o pai ausente; tem a falta de amigos (sinceros); tem a ridicularização humana de alguém que nasceu para ser ninguém. Quem decidiu que seria um fracassado? Todos decidiriam.
Não, não quero transformar Arthur num herói. Ele é fruto de suas próprias escolhas. E assim, determina uma mudança de derrota: de ser um louco solitário ou um lunático que lidera? Aconteceu tudo de forma natural, desde o nome Coringa aos eventos em Gotham City, que possibilitou a adoração de um criminoso. Qual é a ética? Apenas a ação da revolta, destruição do mundo atual, o resto ninguém precisa saber. Arthur se destruiu como sonho do passado, mas não sabe como irá se reconstruir, pois apenas deixou de ser médico, louco e passou a ser homicida.
Coringa é a carta ambígua, onde o bem e o mal, o certo e o errado se confundem de acordo com "a mão". Muitas vezes o coringa na mão dá a oportunidade da melhor jogada, sair de um lance enrascado, ganhar o jogo para toda surpresa dos jogadores. Coringa, o filme, essa história fantástica que acabei de ver, mostra o coringa que não mascara o jogo, escolhe o adversário e sempre sai derrotado.
9,5/10

16.02.2020

Nenhum comentário: