quarta-feira, julho 11, 2007

Meu Futuro

.
.
Pouco antes de começar o FOLHETIM HOJE É VINTE, eu já escrevia alguns textos. Meu Futuro nasceu de uma conversa com uma amiga, que estava com dificuldade de escrever sobre um tema dado em uma aula no colégio. Eu disse que, apesar de gostar de música e futebol, não sentia dificuldade de escrever temas que eu não tinha total domínio, e que o importante numa redação era mostrar habilidade em desenvolver um tema e ser claro. Ela disse que precisava exemplos, de uma idéia. Disse isso, e eu já sabia onde ela queria chegar; pois a linguagem do texto que eu iria escrever não podia ser muito "intelectualizada". Foi essa a palavra usada pela garota. Bom, escrevi um texto, que considero juvenil, exatamente como a professora havia pedido. Fez parte do Folhetim Hoje é Vinte número 02, enviado em outubro de 2004.
.
.
.
Folha 02/04 - Meu Futuro (20/10/2004)
.
.
Era um tema de redação. Tão cruel é qualquer tema de redação. "Meu Futuro" quem diria? Quem poderia acertar mais do que revelar idiotas pretensões? Deveria ser proibido perguntas desse tipo; preferiria falar sobre meu maior medo, sobre meu defeito, sobre meus vícios a falar sobre meu futuro. Mas estava lá o tema, imexível. Imexível já teria tirado alguns pontos, se a redação tivesse começado. Ainda bem que ainda estou pensando, matutando, cogitando; ainda bem que não comecei a falar sobre meu futuro. Quero primeiro pensar no agora, pensar no que estou fazendo. Haverá futuro sem presente?!
.
Estou na terceira cadeira da quinta fila. Contados da porta de entrada da sala de aula. Do meu lado esquerdo o Josemar. Direito a Jurema. Meus vizinho de frente, Mariana; de trás Rita. Teriam eles algum futuro? Todos eles estavam agindo da mesma forma: olhar a professora, escrever. Olhar a professora, escrever. Decerto queriam todos serem professores no futuro. Num ritual místico, entre papel, lápis, professor e aluno; a redação ia surgindo. Olhei pela janela: lajes com moleques e suas pipas. Queria ser um pouco deles! Não estava conseguindo escrever isto, no entanto.
.
Não tenho capacidade técnica para falar sobre meu futuro. Não sei escrever o que sinto, imagine o que desejo. Os desejos são mais complicados, confusos. Queria desejar meu futuro profissional? Professor, jornalista, jogador de futebol, músico, artista, cientista? Depende da escolha profissional se meu futuro é casar com uma linda e romântica mulher? Não quero escolher minha profissão, nem se vou casar. Quero dizer sobre meus outros futuros.
.
Quero não passar fome. Fome deve ser uma das piores coisas do mundo. Se bem que ninguém quer passar fome, isso não ficaria restrito, portanto, a mim. Uma das primeiras coisas que penso é ter comida na mesa todos os dias. Não preciso de fartura: escargot eu não comeria. Meu futuro seria simples, quem sabe trabalhoso; mas não é um futuro inacreditável. Josemar, por exemplo, quer ser astronauta. Coitado, sofre de labirintite desde pequeno. Não tem cura.
.
Meu futuro também seria fenomenal sem violência. Outra vez um sonho altruísta. Violência é ruim para todos. Quem sabe Josemar quer ir para o espaço com medo da violência. Mais uma vez meu futuro é tão comum a todos. Mas não queria um mundo pacato, rotineiro. Queria a briga pela liberdade, pelo meu espaço, pelas minhas idéias. É uma espécie de violência, não violenta. "Taí" mais uma expressão que iria tirar mais alguns pontinhos da minha nota!
.
Tentei olhar a redação da Rita. O que ela estaria pensando sobre o futuro? Queria ser bailarina? Professora? Casar de branco? Hoje não importa mais a virgindade para casar de branco. Ela tinha sonhos, muitos sonhos. Quem quer muito acaba ficando sem nada (Esse lugar comum também tiraria mais uma nota da minha redação). Mas eu não precisava ler o que ela estava colocando no papel para dizer que tinha um coração maravilhoso. Seu futuro nunca seria incerto; com certeza poderia colocar qualquer coisa em sua redação.
.
Meu futuro era imprevisível, incalculável. Tantas negações irrevogáveis. Inacreditável! Poderia ter escrito um poema cheio de musicalidade no lugar de uma redação?! Repetiria as mesmas particularidades para dizer que não estava preocupado com meu futuro, mas que ele deveria estar preocupado com meu presente. Inaceitável! Impenetrável mesmo com búzios ou mapa astral. O que diria meu mapa astral neste momento impertinente?
.
Deitei sobre a folha em branco. Não queria falar sobre meu futuro. Poderia alguém tocar o sinal do recreio?! Quero a nuança das meninas, o sonho dos meninos; quero beijar as mulheres, beber com os homens. Quero jogar bola no time da escola, colar na prova mais difícil. Quero que alguém dê esperança ao meu futuro!
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Nenhum comentário: