terça-feira, outubro 28, 2008

Top 10 Discos - Meu

DEZ MELHORES

No site Yahoo um fórum me chamou atenção. A pergunta do moderador era a seguinte: “Você naufragou em uma ilha e está sozinho apenas com um aparelho de som que funciona com a luz do sol. Quais discos você queria ter com você em uma ilha deserta?”. A pergunta na minha cabeça não é nova. Várias vezes eu pensei numa coisa desse tipo. Levar dez discos para um retiro espiritual, levá-los para Alcatraz, ficar trancado no quarto durante um semestre. Bom, ficarei matutando mesmo a questão acima, da ilha deserta. Parece ser mais assustador pensar que não posso errar a escolha pois não haverá chance de escolher outros discos. É claro que penso nos grupos que mais gosto, os clássicos do rock. Mas também penso que em determinado momento iria querer tranqüilidade, quem sabe uma música bem brasileira. 

A ordem que eu defini não é de gosto, mas aleatório. O primeiro disco que surge na minha cabeça é o LED ZEPPELIN. Conhecido como aquele com crianças na capa. O nome é Houses Of The Holy.  Particularmente acho esse disco perfeito, como são mais uns cinco álbuns do grupo. Mas, diferente dos outros, esse disco tem um ar transcendental, que me faz pensar de coisas com as quais me deparo quando “penso” sobre a vida. No quarter é a melhor música do disco, mas não há grandes diferenças entre as músicas, Todas são ótimas. Escutaria esse disco de madrugada na ilha deserta.

Quase na mesma época, levaria também Abbey Road dos BEATLES. Existe uma dúvida na minha cabeça em relação a discografia dos Beatles, quase sempre, quando me coloco nessa mania de listas, coloco Revolver como uma preferência também, e por exclusão, numa competição desumana com Abbey Road, esse acaba ficando. Here Comes the Sun no começo do dia. Colocaria mais uns dois discos dos Beatles, mas assim como aconteceu com Led Zeppelin, fui obrigado a deixar algumas preciosidades fora da mochila.

Não faltaria PINK FLOYD. Esse em especial, apesar de não ser minha banda preferida, tem dois discos que eu acho os mais importantes da história da música. Dark side of The Moon e The Wall. Os dois álbuns são aquelas famosas e longas construções temáticas do rock progressivo. É um tipo de disco que se gosta por inteiro ou não se gosta. Talvez depois de mais uma porção de audições eu ache o disco horrível e um erro tê-lo levado para a ilha, mas com certeza essa opção é infinitamente menor do que achá-los importantíssimos. 

IRON MAIDEN foi a grande briga na lista. Assim como Pink Floyd levou dois discos para a ilha, era quase certa a opção de levar pelo menos cinco para a ilha desse grupo que eu considero o mais importante de todos. Sem dúvidas três deles entrarão na lista, como já entraram em listas anteriores. Mas como das outras vezes tudo foi momentâneo, como se estivesse obedecendo um estado de espírito que modifica com o passar do dia. SEVENTH SON, THE NUMBER e PIECE OF MIND. Sem pensar muito, sem justificar; senão acabo mudando tudo. Ao final de tudo, é bem possível que eu tente escapar a nado da ilha pois esqueci alguma coisa do Iron que achei posteriormente uma decisão injusta. Levo Seventh Son of a Seventh Son.

Levaria PEARL JAM com certeza, também numa dúvida entre dois discos: TEN e VS. Musicalmente o segundo é melhor, mas o primeiro me faz lembrar de uma época interessante de minha adolescência. Levo Vs.. Do gênero levaria também o acústico do Alice in Chains, que acho fantástico, mas daí tiro um pouco o objetivo dessa brincadeira, já que a opção por coletânia, alguns ao vivo e acústicos é mais fácil de escolher.

Não posso deixar de lado um dos melhores vocalistas de metal que se tem idéia. Black Sabbath com Dio no disco Heaven and Hell. Numa outra linha mais sombria, levaria também o melhor disco do JOY DIVISION, Closer. Para as noites de tédio e chuvosas.

Tenho ainda duas opções. Um dos discos que eu levaria pode ser desconhecido para maioria das pessoas, mas para aquelas que conhecem um pouco de rock progressivo, principalmente feito no Brasil, a escolha não será nenhuma surpresa. VIOLETA DE OUTONO com o disco Ilhas. Muito bem produzido, músicas de bom gosto, leves e interessantes. Eu poderia escolher uma porção de coisas nacionais, muito mais conhecidas. Todavia, depois de uma fase que passei, onde escutei muita música nacional, parece que qualquer coisa que eu levasse me enjoaria numa Segunda passagem. 

O RAPPA e HOJERIZAH são os dois grupos que entram na briga final pelo único espaço na mochila. LadoBLadoA é um dos melhores discos brasileiros de todos os tempos. Levaria com certeza para uma ilha deserta. Acontece que ele entra no mesmo exemplo anterior, já que escutei tanto esse disco que é bem capaz que ele fique encostado em algum lugar da cabana. Assim o meu escolhido mesmo é Hojerizah.


Lista dos dez que eu levaria:

LED ZEPPELIN - Houses Of The Holy
BEATLES - Abbey Road
PINK FLOYD - Dark side of The Moon 
PINK FLOYD - The Wall
IRON MAIDEN - Seventh Son of a Seventh Son.
PEARL JAM - VS. 
BLACK SABBATH - Heaven and Hell
JOY DIVISION - Closer.
VIOLETA DE OUTONO – Ilhas
HOJERIZAH - Hojerizah.


Logo mais estarei colocando a lista dos amigos que participaram da “pesquisa”.....

2 comentários:

Valdir Medori disse...

Ótima lista. Eu só trocaria o "The Wall" pelo "Piper of the gate...". Já que é pra levar 2 do Floyd, é bom levar um com o Barret pra dar uma variada.

Abraço!

Rynaldo Papoy disse...

Muito boa sua lista. Este álbum do Hojerizah é difícil de achar, bem como do Musikanervosa.