quarta-feira, junho 13, 2007

Lo Futebol

.
.
.
.
LO FUTEBOL

Primeira jogo da decisão da Libertadores 2007. Boca e Grêmio. De um lado a raça argentina, do outro a raça argentina. De um lado a técnica brasileira, de outro a técnica argentina. Boca é melhor, principalmente se sua estrela maior jogar bola. Grêmio corre por fora, como tem feito nos últimos anos, saindo da segunda divisão, brigando para chegar na zona de classificação no brasileiro de 2006, se ajeitando como pode na competição sul-americana.

Com certeza não será um jogo bonito, como não tem sido o futebol brasileiro e argentino. Será um jogo de luta, briga, puxada de calção e gente se atirando no gramado pedindo clemência e ajuda da água milagrosa. Pode até ser que alguém se divirta com a batalha, mas não podemos acreditar que será entretenimento. Se você gosta de sorrir, de ver jogadas bonitas, arrancadas perfeitas e coisas desse tipo, vá para outro canal.

Sempre achei o Grêmio o time mais argentino do Brasil, ou será um time argentino com cara de Brasil? Até na torcida se parecem, fazendo aquela perigosa mas impressionante comemoração na hora do gol. Nos dois jogos, será difícil saber quem fará mais barulho. Consequentemente, a vibração eufórica dos torcedores acaba atingindo também os jogadores. São dois times que marcam e correm o tempo todo. Aquilo que todos esperam de suas equipes, terá de sobra na final: raça.

Raça que anda faltando também na seleção brasileira. E me desculpem utilizar a letra minúscula para denominá-la, não há mesmo como fazer referência melhor. Craques estão pedindo folga. Que fiquem em casa! Aliás, merecidas férias para esse pessoal que ganha tão pouco. Por decreto, mudaria o sistema de convocação. O cara precisaria pagar para jogar com a amarelinha, se quiser. Só assim perceberiam a seleção como a coisa mais importante da vida.

* * *

São Paulo em decadência, Palmeiras com esperança e Santos se desfazendo. Corinthians com “desejo de ser campeão”. Nem parece os mesmos times que vi no começo do ano. Tudo de cabeça para baixo. O clima no Timão é um dos melhores. São Paulo pensa em demitir técnico (pelo menos as línguas mais afiadas estão dizendo isso). Palmeiras pensa na modernização do passe. Santos se mutila depois da perda da Libertadores. Por favor, alguém pode me dizer o quê está acontecendo?

O futebol é cíclico, dizem os filósofos da bola. Caixinha de surpresa? Bota surpresa nisso. Corinthianos rezando para o time não ser rebaixado, já estão confiantes na participação da libertadores do próximo ano. Santos que era considerado o segundo melhor time do Brasil, ficou sem elenco. Palmeiras, que estagnado nas idéias antigas e ultrapassadas dos dirigentes, está revolucionando o passe, criando uma carteira de negociações muito elogiada por especialistas. São Paulo, bicho-papão; está começando a perder o gosto pela vitória. Cíclico? Que roda gigante é o futebol.

* * *

Não vou torcer pelo Grêmio, tão pouco pelo Boca. Para Libertadores, e somente pela Libertadores, não poderíamos ser representados por coisa melhor.
.
.
.
.
.



Nenhum comentário: