quarta-feira, junho 27, 2007

Era Dunga (Segunda)

.
.

Começa mal a Copa América para o Brasil. O jogo ainda não acabou e eu já estou aqui escrevendo a derrota. Pode até acontecer uma virada, mas pelo que vi no primeiro tempo, isso é quase um milagre. Onde se pode esperar mais por milagre é no futebol. A coisa não anda boa e não é de hoje. Sem as estrelas, que eu nem sei muito bem se são tão estrelas assim, o futebol ficou apenas bom. Bom qualquer seleção tem sido, algumas são ótimas, como é o caso da Argentina. México é bom, para menos. Acaba de perder para os EUA a Copa América deles, está agora participando da Copa América nossa.
.
O Brasil começou péssimo nos primeiros dez minutos. Era normal para qualquer time, o nervosismo de estréia, coisa e tal. Passou a jogar mal durante os outros cinco minutos. Não é tão normal assim ser vaiado nos primeiros quinze minutos, e o Brasil foi. O resto então, do primeiro tempo, uma verdadeira lástima. Brasil não tinha saída de bola da defesa, esperando alguma mágica do, mais uma vez quadrado mágico: Alex, Elano, Diego e Robinho. Sou fã desses caras, mas lá no Santos naquela final que foram campeões. Também gosto do futebol do Mineiro, mas lá no São Paulo. Doni? Acho que só um amigo meu gosta do futebol do Doni, amigo que prefiro não revelar o nome.
.
Tudo bem, são poucas opções para a seleção. A melhor coisa, tirando os astros Kaká e Ronaldinho, estão na Venezuela, treinando com Dunga. Viu como estamos numa situação difícil? O que resta para os brasileiros, então? Botar o pé no chão. Bater no peito e dizer bem alto que o futebol brasileiro não é essa maravilha que o Bueno quer nos fazer engolir goela abaixo. É um dos melhores do mundo, ninguém duvida. Ninguém duvida pois a seleção campeã da Copa é a Itália. Alguém sabe a escalação da Itália? Pasmem, muitos nem se lembram da Copa passada. Ser uma das melhores do mundo não é coisa de se admirar, então.
.
Pegue o campeonato brasileiro (minúsculo mesmo), a participação dos clubes brasileiros na libertadores. Veja como anda o campeonato nesse momento. Alguma coisa que podemos nos orgulhar? Nada. Faça uma lista de dois jogadores para cada posição na seleção. Unanimidade é burra, mas mais burra ainda é aparecer tantos nomes para cada posição. Temos uma porção de goleiro, e ao mesmo tempo nenhum. Lateral? Uma baciada e nenhum. Rogério Ceni talvez seja unanimidade. Centroavente? Vágner Love e Fred. Fred ou Vágner? Tanto faz. Que isso?
.
Gilberto Silva é capitão. Capitão geralmente é ídolo, pelo menos no meu tempo de torcedor era assim. Tivemos tantas figuras ilustres, que marcaram história. Dunga foi um deles, levantou taça e criou a Era Dunga. Futebol de marcação, de pouca técnica mais muito competitivo. Sócrates foi capitão, Romário. A renovação que Dunga aposta, na minha opinião, já começa errada com o capitão. Mas quem poderia ser essa figura? Não temos nenhum líder, por enquanto.
.
Falando em Dunga, ele não é o melhor nome. Pode até ser um bom treinador, no futuro; quem sabe? Tem presidente que nunca foi vereador, mas já presidente. A lógica não é bem essa, mas serve de exemplo. Pelo menos Dunga foi líder em campo, e estamos precisando de uma figura como a dele. Mas e no campo? Quantos são os jogadores que poderemos contar no futuro? Quando enfrentarmos uma Argentina? Já estamos pastando com o México.
.
Bom, deve estar acabando o jogo...... quase fim e minha previsão está dando certo: derrota na estréia.
.
.
.
.

Nenhum comentário: