terça-feira, outubro 16, 2018

Auto redenção


Não sou mais o mesmo. O tempo passa diante dos nossos olhos e por tanto sonhos, acordamos e dormimos e renascemos. Há em mim um sonho gigante, mas não depende apenas de mim. Há em mim outros tantos menores, que me fazem valer cada dia que passa. Sonho em ser melhor a cada dia, mas não exijo que alguém seja melhor por mim. Não tutelo qualquer liderança a mostrar  qual o caminho devo tomar, pois dentro de mim algo maior é meu coração; e na mente algo me empodera pelo bem, algo divino que há em todos nós.

Sigo exemplos, dos melhores exemplos a seguir; dos piores a evitar. Olho para quem diz, mas absorvo quem fez. Ação nas palavras é fé, falácia nas ações é hipocrisia. De qualquer maneira quero evitar os hipócritas, quero evitar, em todos instantes, ser um deles. Quero que a verdade liberte, mas para isso devo assumi-la em sua completude. Não me cercar da palavra para meu alívio. Quero as dores do mundo, me chocar com as dores do mundo, me compadecer das dores do mundo. O resto é egoísmo, o resto é defeito; é conjectura de quem não aprendeu nem uma letra da palavra que dizem salvadora. Estão presos no seu mundo, adquirindo tesouros para seu mundo; disfarçando o mundo que nem é deles, nem é de ninguém.

Tudo concorre para o bem, insisto nessa leitura todos os dias. Insisto em acreditar que, em meio a tanta turbulência, há ainda um Deus que nos ama como somos, mas que não quer nos deixar como estamos. Frase enriquecedora de um pastor americano que dá a nos um caminho da correção: não somos perfeitos, mas chegaremos lá. Como eu disse, sonho ser grande, meu sonho de ser enorme, mas sonho requer não apenas palavra, exige a verdadeira conversão: a verdade vós libertará. 

A salvação eterna, pois quem conquista o amor dos homens não perecerá. A salvação que é presente, mas olha todos os itens do nosso passado, fazendo e refazendo; aprimorando o que há de melhor em nós. Esse sonho, de ser eterno, de beber a água e nunca mais ter sede; implica em olhar para o outro, vendo o outro como a si mesmo, em maneiras diferentes: nenhuma das minhas ovelhas se perderá. Eis que a verdade me liberta.

A salvação do mundo quando eu me salvo: o mundo é uma gloriosa e indissolúvel obra-prima, pois nele há tantas discordâncias, mas que nunca deixa de ser um. Somos todos um, como diz a lei, somos filhos de Deus, e dentro de nós ele age, e por ele fazemos mais. Não, não é pregação. Não é sistema religioso: é auto-redenção no alo-redenção. Coragem, eu enfrentei o mundo e venci! Quem Cristo enfrentou que ainda hoje também te desafia? Afinal, se passou uma mensagem que perdura tantos séculos, quem é nosso maior inimigo?

Eis que a verdade nos salvará, e a verdade é tão subjetiva, às vezes, parece mentira. Parece tão pequena a verdade, cabendo em um mundo tão pequeno, dissoluto; sem ordem nem regras, sem eira nem beira. O meu reino não é desse mundo, disse ele em sua mais alta aptidão pelo mistério do mundo desconhecido e imortal. Mundo onde ele converte quem não quer o sofrimento de ninguém, a morte e a violência; a fome e a guerra; onde não quer a maldade, nem a tortura, nem a doutrinação de uma raça, nem o empoderamento cruel; nem a vingança nem a facada.

Quem tem olhos, leia até subtrair das palavras aquilo que una, nunca enfraqueça.

.

Nenhum comentário: