quinta-feira, julho 23, 2009

Cova

.
A chuva que dói e transmite.
Que não é mais limpa, lamaçal.
Estou sobrecarregado, sem luz.
Estou soterrado, como morto
Em cova profunda e abandonada.
.
Consigo mostrar minhas mãos,
Como quem pede socorro.
Mas o rosto, encoberto.
E a alma que tenta submergir,
Como ferida, deprimida
Inútil.
.
A chuva cai, alagando a vida.
Não há salvação, quando
Não se espera outra coisa.
A água empossada arrebenta
Mata e salva.
.
As mãos voltam para a terra
E a lama emudece os lábios
e pressiona o peito:
o que parece matar, renova.
.
De repente, a chuva que foi embora
limpou-me da tristeza.
Na cova apenas o lago,
Onde os peixes nadam,
E onde eu me vejo num único reflexo.
.
.
.
.

terça-feira, julho 14, 2009

Cartas ao vento 027

.
.
Na verdade Cartas ao vento hoje não é necessariamente uma carta ao vento, já que vem de uma pergunta concreta: qual dos seus textos você mais gosta (se tivesse que escolher um)? A pergunta é mais interessante que a resposta, como não pode deixar de ser qualquer pergunta. Então, vou tentar responder da melhor forma possível, essa dúvida de alguns e-leitores.

A pergunta é sobre os romances, portanto não devo considerar as crônicas, os poemas e os artigos. Falar sobre futebol, por exemplo, é uma das minhas paixões, onde eu sinto mais prazer. No entanto, tenho plena consciência de que não são meus melhores textos (mesmo dando caráter literário para a maioria deles).

A dúvida sobre qual o texto que mais gosto me fez rever todos que eu escrevi até agora (não coloquei em ordem cronológica): BLOG (da lesma), MOBIL AVE, NATASHA ONLINE, A MÁSCARA DE BEHLE, BRIGA DE FOICE, ULTIMA VISION, 42 PECADOS, MÃO QUE ESCOLHE O CRIME, O MENOR DOS ENCANTOS, MATURA LUX, MATINEE, ROUPA SUJA, NA COVA e VESTE BRANCA (não publicado).

É claro que para todos eles eu tenho uma coisa interessante para dizer, algo especial. No entanto, a pergunta é simples: qual você mais gosta? Poderia ser um cara preguiçoso e dizer que gosto de todos eles, que “considero como um filho” e coisa e tal. Mas tenho minhas preferências: não conseguiria dizer apenas um, mas meia dúzia.

Briga de Foice foi o que eu mais gostei de ler, pois representa mais ou menos minha tentativa com os textos: criar um ambiente meio de roteiro de cinema. Gosto de sua leitura, no entanto, acho a história simples, sem muitas “sacadas geniais”. Assim, ele fica em terceiro lugar da minha lista.

O outro texto é ROUPA SUJA. Afinal, como todo bom leitor de policiais, nada melhor do que escolher um texto policial. Esse texto traz um pouco da seqüência de cinema, coisas com movimentações e cores; mas ao mesmo tempo cria um ambiente psicológico dos personagens, situação que eu mais gosto em todos os meus textos: os personagens são muitas vezes mais importantes do que a própria história.

E por fim, em primeiro lugar: 42 Pecados. A escolha é meio absurda, afinal é um dos meus textos que eu considero mais incompletos de todos. Há assuntos que poderiam ser discutidos nesse texto; o tema que eu achei interessante, e muito utilizado em cinema e em outras publicações literárias. Enfim, um tema que eu gostei de escrever.

Por ser incompleto, e por ser um tema fantástico; achei que foi uma sacada interessante: dos nomes dos personagens, da ambientação, do tema; do clímax. De tudo que o texto simbolicamente representa. Ainda hoje, em várias leituras, consigo ter diversas visões do que eu escrevi: isso para mim é a grande diferencial do texto. (Pretendo reeditar esse texto no futuro, com passagens que deixei de lado na primeira publicação).

É claro, essa ordem não é definitiva. Amanhã mesmo posso mudar de idéia.
.
.
.